BERIMBAU
DESCONHECE-SE PRECISAMENTE A VERDADEIRA ORIGEM DO PRÓPRIO INSTRUMENTO E POR QUE VIAS CHEGARAM AO BRASIL. REGISTRA-SE SUA EXISTÊNCIA EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO, INCLUSIVE NA ÁFRICA, NOS TERRITÓRIOS DE IACA E BENGUELA. POSSUI MUITAS DENOMINAÇÕES E VEM SENDO MOTIVO DE ESTUDO, ATÉ MESMO EM CADEIRAS DE DEPARTAMENTOS UNIVERSITÁRIOS A ELE DEDICADO.
É CONSIDERADO O MAIS COMPLETO INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO. NO BRASIL, É CONHECIDO POR: BERIMBAU, URUCUNGO, BERIMBAU DE BARRIGA, MARIMBAU, MACUNGO,ETC. EM CUBA, PAÍS DA AMÉRICA LATINA ONDE ELE É TÃO CONHECIDO COMO NO BRASIL, É CHAMADO DE SAMBI, PANDIGURO, GOROKIKAMO E TAMBÉM BURUMBUMBA, QUE DEVE SER UMA VARIAÇÃO DE BUCUMBUMBA NO BRASIL.
HÁ INDICAÇÕES DE SEU USO NAS PRÁTICAS RELIGIOSAS AFRO-CUBANAS, COISA DE QUE NÃO SE TEM NOTÍCIA DE SE FAZER NO BRASIL. BURUMBUMBA (BURO = FALAR, CONVERSAR; MBUMBA = HABITÁCULO DO MORTO OU ESPÍRITO FAMILIAR) É O INSTRUMENTO QUE FALA COM OS MORTOS. EM NÚMEROS DE TRÊS, SÃO DENOMINADOS DE ACORDO DE SUA FUNÇÃO NA RODA DE CAPOEIRA. GUNGA OU BERRABOI - MAIS GRAVE, COM A CABAÇA MAIOR É RESPONSÁVEL PELA INTRODUÇÃO DO JOGO. MÉDIO - UM POUCO MENOS GRAVE DO QUE O GUNGA POSSUI UMA CABAÇA MENOR E TEM A FUNÇÃO NA MARCAÇÃO (DEVE SER INICIADO LOGO APÓS O TOQUE DO GUNGA). VIOLA - POSSUI UM SOM MAIS AGUDO E TEM O PAPEL NA VARIAÇÃO DOS TOQUES (EVOLUÇÃO POSSÍVEL DENTRO DO RITMO).
PANDEIRO
INSTRUMENTO QUE TEM FORMA CIRCULAR FEITO DE MADEIRA, TENDO EM SUA EXTREMIDADE UMA COBERTURA DE COURO, PLÁSTICO OU NYLON, O QUAL É TOCADO COM AS MÃOS PRODUZINDO UM SOM CARACTERÍSTICO. É COMUM ENCONTRAR PANDEIROS COM COUROS DE ANIMAIS COMO CABRA, SENDO MAIS COMUM: O CORO DE BOI, BODE OU CARNEIRO. NUMA RODA DE CAPOEIRA ANGOLA, O PANDEIRO É TRADICIONALMENTE ENCONTRADO EM NÚMERO DE DOIS DISPOSTOS LOGO APÓS O BERIMBAU.
ATABAQUE
TERMO DE ORIGEM ÁRABE, O ATABAQUE JÁ ERA USADO NA POÉTICA MEDIEVAL E ERA UM DOS INSTRUMENTOS PREFERIDOS DOS REIS, QUE O UTILIZAVAM EM FESTAS E NOS CONJUNTOS MUSICAIS. O ATABAQUE FOI MUITO DIFUNDIDO NA ÁFRICA, MAS, SEGUNDO WALDELOIR DO REGO, FOI TRAZIDO PARA O BRASIL POR MÃOS PORTUGUESAS. NUM PRIMEIRO MOMENTO, O ATABAQUE ERA USADO EM FESTAS RELIGIOSAS. POR ALGUM TEMPO, FOI ABOLIDO DAS RODAS DE CAPOEIRA. PARA BIMBA, ERA UMA FORMA DAS PESSOAS NÃO ACHAREM QUE A CAPOEIRA TINHA ELEMENTOS DO CANDOMBLÉ. É GERALMENTE FEITO DE MADEIRA DE LEI COMO O JACARANDÁ, CEDRO OU MOGNO CORTADO EM RIPAS LARGAS E PRESO UMAS ÀS OUTRAS COM ARCOS DE FERRO DE DIFERENTES DIÂMETROS QUE, DE BAIXO PARA CIMA DÃO AO INSTRUMENTO UMA FORMA CÔNICO-CILÍNDRICA, NA PARTE SUPERIOR, A MAIS LARGA SÃO COLOCADAS TRAVAS QUE PRENDEM UM PEDAÇO DE COURO DE BOI BEM CURTIDO E MUITO BEM ESTICADO.
AGOGÔ
INSTRUMENTO DE ORIGEM AFRICANA COMPOSTO DE UM PEQUENO ARCO, UMA ALÇA DE METAL COM UM CONE METÁLICO EM CADA UMA DAS PONTAS, ESTES CONES SÃO DE TAMANHOS DIFERENTES, PORTANTO PRODUZINDO SONS DIFERENTES QUE TAMBÉM SÃO PRODUZIDOS COM O AUXÍLIO DE UM FERRINHO QUE É BATIDO NOS CONES. O AGOGÔ É UM INSTRUMENTO UTILIZADO NA CAPOEIRA ANGOLA.
RECO-RECO
O RECO-RECO É UM INSTRUMENTO UTILIZADO NA CAPOEIRA ANGOLA. RECO-RECO ANTIGAMENTE NÃO É COMO OS DE HOJE, ERA FEITO COM O FRUTO DA CABACEIRA (MESMO DA CABAÇA DO BERIMBAU), DAS QUE FOSSEM CUMPRIDAS, ENTÃO ERA SERRADO, NA SUPERFÍCIE, FAZENDO-SE VÁRIOS CORTES, NÃO MUITO PROFUNDOS, UM DO LADO DO OUTRO, ONDE ERA ESFREGADA A BAQUETA, COMO NOS RECO-RECO DOS DIAS DE HOJE. HOJE SÃO FEITOS DE GOMOS DE BAMBU OU DE MADEIRA.